Convocação para recepção de artigos – Horizontes Decoloniales Nº 3 2017

Banner HD

 

Interculturalidade e religión
Claves analíticos para sua relevância sócio-política

Descrição do número

O conceito de interculturalidade foi adquirindo uma relevância maior dentro dos estudos sócio-antropológicos e políticos, como um quadro que aporta novas chaves analíticas, tanto para analisar a realidade social como para abranger outras demandas e problemáticas que não fizeram parte do cânon da sociologia, os estudos políticos ou a antropologia. Algumas dessas novas chaves são: o papel do cultural no estudo das matrizes sociais, a necessidade de incluir novos quadros analíticos (a identidade, os sujeitos, o intersubjetivo, o pós/de-colonial, etc.), o conceito de hibridação como categoria holística, as problemáticas ao redor das fronteiras nacionais e as identidades culturais, as implicações políticas e econômicas dentro das disputas culturais, assim como muitos outros elementos que poderiam ser elencados.

Nesse número propomos analisar a categoria de interculturalidade em relação com diversas demandas, quadros e problemáticas dentro do campo religioso, especialmente no que tange ao lugar desse campo dentro das dinâmicas e matrizes culturais. Algumas temáticas específicas a abordar são: o desafio das espiritualidades indígenas às cosmovisões modernas e ocidentais, a desconstrução da noção do religioso a partir de experiências não monopólicas, o conceito de interculturalidade como quadro para a construção e redefinição de elementos teológicos e religiosos, etc. Estes temas não se referem apenas ao contexto presente, mas também para o passado, que deve também ser re-lido em chave pos/de-colonial. Um aspeito a notar é que a interculturalidade não é um fenômeno moderno, mas existiu na história da humanidade de diversas maneiras. Recuperando estes casos é também um dos objectivos desta quarta emissão de Horizontes Descoloniais.

Mais informação

No Comments


Leave a Reply

Your email address will not be published Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*